quinta-feira, 4 de junho de 2009

O despertar da motivação por aprender

Olá pessoal!
Inicialmente gostaria de agradecer a orientação da Tutora Vina e a interatividade dos colegas do Grupo na qual faço parte ("MOTIVADOS.COM"). Em seguida, não poderia deixar de ressaltar a excelência dos projetos dos demais Grupos. Se conseguirmos, com esses temas, motivar os integrantes do ambiente escolar do qual fazemos parte, com certeza estaremos colaborando para uma das funções essenciais da escola, qual seja: preparar os estudantes para a vida.
Permitam-me acrescentar o texto "Aprender e aprender" de Adolfo Moreira Bueno Jr., retirado do site: http://www2.uol.com.br/debate/1065/cadd/cadernod06.htm

"As grandes diferenças se constroem com as somas de pequenos detalhes.
Em termos psicológicos aprender é o resultado de uma série de pressões de elementos que em um primeiro estado é indiferente, neutro ou ignorado, constituído a partir de um determinado momento como algo significativo, orientando e determinando as reações (pensamento, palavra e ação) ante a situação.Alguns estudiosos apontam a aprendizagem como uma pauta de resposta em virtude da experiência. Isso faz do homem um eterno aprendiz apto a adaptar-se às modificações e transformações. Há dois pontos de interesse para analisarmos: os homens mudam e com isso o ambiente também muda, assim somos obrigados a transformar para nos adaptar ao ambiente. Esse ciclo natural constitui por si mesmo um modelo de aprendizagem para o ser humano. A capacidade de aprender está intimamente ligada com a capacidade de mudar.Na era da informação, Aprender a Aprender constitui-se como uma ferramenta indispensável ao homem que quer estar à frente de todo esse processo. De reativo a pró-ativo. A diferença semântica pode ser pequena, mas a diferença na prática representa a desigualdade entre os vencedores e os vencidos, os que fazem a história e os que lêem."
Parabéns a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário